terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A morte anunciada


Muita gente me pergunta como meu pai tá. Eu sempre respondo que tá bem. Muito por não saber o que responder e também por não entender o que engloba essa pergunta.
Como você estaria sendo diagnosticado com uma doença degenerativa e sem cura? Com algumas perdas físicas já evidentes, porém com sua mente lúcida?
Sinceramente me pego pensando nisso e sempre choro.
A minha crença sabe que essa vida é só uma passagem. É mais uma estadia na Terra. Meu pai está passando por uma prova e como qualquer guerreiro está tentando lutar. Por mais que seja uma batalha perdida. Porém toda dor e sofrimento depende de como você encara. Ele não se entregou, finge que não é com ele. Mas também não se anima pra mais uma seção de fisio ou fono.
Conviver com essa despedida anunciada me faz repensar o que realmente importa. Todas as respostas me dizem que a vida merece e deve ser mais simples e os apelos de consumo devem ser reprimidos se te fazem refém do sistema.
Pra 2015 eu quero menos. Menos pressão, menos stress, menos emoções ruins.


sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Soluções para a Calça Jeans - Dificuldade com as mãos

Meu pai está com dificuldades em fazer movimentos com as mãos. A pinça já foi perdida. Então não consegue fechar o botão da calça jeans. Hoje no mercado é muito difícil encontrar soluções satisfatórias para o problema. As calças e sapatos são todos pensados para a maioria. Existem calças com elástico mas todas esportivas. E o danado do pai insiste em querer uma calça jeans. Ai lá fui eu procurar uma costureira amiga e ficamos pensando em soluções. Surgiu a primeira ideia que seria com velcro e uma argola pra ele engatar o dedão e puxar.
Foi removido o zíper e o botão foi colocado de enfeite. E comprei uma calça tamanho maior.
A segunda opção é fazer igual calça de grávida. Foi retirado a parte de cima e colocado um tecido nesse caso o scuba neoprene.
Esse acho que vai ser mais difícil. Foi colocado 2 tiras nas laterais. Acho que ficaria mais funcional um pouco pra frente. Ele engata a mão e puxa. Vou enviar pra ele e depois conto como ficou.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Adaptações

Aos poucos estou comprando coisas que vão facilitar a vida do meu pai.

FECHADURA MAIS FÁCIL
Um adaptador de chaves que amplia a pegada. 

PORTA REMÉDIOS
Achei que esse modelo seria ruim mas quando chegou eu verifiquei que tem uma trava e que com isso a portinha fica travada e ele pode virar os remédio na mão.


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Como viver sem o movimento de pinça dos dedos.


Meu pai perdeu o movimento de pinça e alguns movimentos estão impossíveis para ele. Fechar uma calça com botão e zíper. Abrir alguns potes e lacres (de alguns remédios como centrum) Abrir uma torneira de rosquear se estiver muito apertado. Fechar a torneira sem que fique pingando.
Abrir a porta com chave.
Algumas coisas já começamos com as adaptações.

Calças e bermudas só de elástico.


Remédios. No porta remédios com portas de deslizar e não de levantar.


Torneiras com um sistema de abrir e fechar mais delicados.


Chaves com suporte (mas as portas precisam ser fáceis de manusear, sem nenhum emperramento)


Tênis com elástico ou velcro.


Fui para uma casa de praia e não tinha pote para colocar o açúcar que satisfizesse a necessidade dele.
Achei uma jarra com lingueta. Coloquei o açúcar lá, não fechei a lingueta e deixei dentro da geladeira. 

Os potes de abrir ficam impossíveis pra ele.

Ele gostou da solução.

Agora falta descobrir algum dispositivo pra tirar a camiseta. Colocar ele consegue. Tirar é que são elas.